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Começou nesta terça-feira a terceira etapa do Desafio Cozinha CeasaMinas 40 anos. Alunos das faculdades Promove e Senac percorreram o Mercado Livre do Produtor (MLP) e empresas em busca dos mais variados ingredientes para, em seguida, preparar um prato para um júri exigente. Na próxima quinta-feira, será a vez da Estácio de Sá. O concurso busca orientar os futuros chefs de cozinha a comprar no atacado da CeasaMinas, ao mesmo tempo em que os aproxima de produtores rurais e atacadistas. O projeto, iniciado em abril deste ano, é dividido em cinco etapas, e, em cada uma, alunos das faculdades Senac, Promove, Estácio de Sá são agrupados em trios. Cada trio conta com um tempo determinado para comprar no entreposto, trazer os produtos para a Cozinha Experimental do Prodal Banco de Alimentos da CeasaMinas, preparar um prato principal com sobremesa e oferecer aos jurados. O júri técnico é formado por professores de gastronomia e chefs profissionais, e os jurados populares são escolhidos entre produtores rurais, carregadores, lojistas, funcionários e demais colaboradores. A equipe vencedora de cada etapa irá participar da sexta fase, quando todos os cinco ganhadores disputam entre si. Os estudantes de gastronomia do Senac/MG foram os campeões das duas primeiras etapas do Desafio Cozinha CeasaMinas 40 Anos. O projeto é realizado pela CeasaMinas em parceria com a Revista Minas Gourmet, e as empresas Natural da Terra, Frutícola CM, Pachá Alimentos, MegaMinas Benassi Minas, Apoio Mineiro/Super Nosso, Irmãos Pereira, Araguaia Frutas e Legumes, Imperial Distribuidora e Castelo. O evento ainda conta com o apoio da Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa), Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas de Minas Gerais (Aphcemg), Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Coophemg), Consulte Vendas, Prodal Banco de Alimentos, Varejão da Fartura e Coimbra.
Um dos concessionários patrocinadores do projeto foi prestigiar o evento e afirma ter afeição pela arte da culinária. "O mais interessante é que além de tudo estamos inserindo mais pessoas no nosso mercado. Trabalhamos com produtos diferenciados e isso ajuda muito os estudantes" conta Roberto Alves Las Casas, da Araguaia Frutas e Legumes.
De acordo com o professor do Senac/MG, João Vitor Bertolotti, o Desafio Cozinha CeasaMinas 40 anos está incentivando os futuros gastrônomos a pensarem na questão da sazonalidade. A utilização de produtos em safra reduz o custo dos pratos, melhora o sabor e apresenta um visual melhor em função das cores mais vivas dos hortigranjeiros. "Nestes aspectos, o cliente e o profissional ganham", diz o professor.
Mais informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399 2011/2035/2037 Notícia de 26/08/2014.
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