CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, sexta-feira, 19 de abril de 2024.

Em dez anos, Mais Alimentos é destaque de financiamento

É sabido que a mecanização no campo melhora a vida dos trabalhadores já que viabiliza as condições para o aumento da produção e produtividade. Esse é o objetivo do Programa Mais Alimentos, que alavanca o alcance da agricultura familiar, responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro.

Criado há uma década pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que se destaca entre as políticas públicas do setor. O acesso permite o financiamento da infraestrutura de produção e de serviços agropecuários e atividades rurais não agropecuárias, com a utilização de máquinas e implementos agrícolas.

O montante disponibilizado pelo governo federal no último Plano Safra foi de R$ 30 bilhões. Foram efetivados, durante o ano de 2017, segundo dados do Banco Central, mais de 212 mil contratos, o que representa cerca de R$ 7,3 bilhões.

O coordenador do Mais Alimentos, Guilherme Martinelli, elogia o alcance do programa. “Com uma década de atuação, o programa da Sead se consolida como a principal política de crédito para mecanização agrícola no país. Levando em conta o volume dos financiamentos realizados para a agricultura familiar no Brasil é seguro dizer que quase um terço deles é realizado no âmbito do Mais Alimentos. Esse dado mostra a efetividade, eficácia e abrangência da política.”

A Sead é responsável pelo cadastro de produtos aptos ao financiamento e Martinelli explica que o governo continua empenhado em aumentar ainda mais o número de contratos e ampliar a quantidade de entidades e empresas participantes em prol do desenvolvimento no campo.

Além do financiamento, tecnologia e maior produção, o Mais Alimentos também oferece assistência técnica direcionada à modernização das unidades produtivas. A realização de parcerias com a indústria nacional possibilita a oferta de produtos com qualidade e preços mais acessíveis.

A linha de crédito pode ser acessada de forma individual ou coletiva, quando formada por um grupo de produtores. Todos devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e cumprir os requisitos para enquadramento. Em seguida, é necessário entrar em contato com uma empresa prestadora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na região e solicitar a visita de um responsável que irá se reunir com a família e elaborar o projeto técnico de financiamento. Após essa etapa, a documentação será enviada ao agente financeiro para análise da proposta e contratação.

Vence Tudo

No interior do Rio Grande do Sul, na rodovia RS 223, Km 53, Área Industrial Ibirubá, fica a Vence Tudo, empresa consolidada no mercado da agroindústria. São 55 anos na produção de máquinas e implementos agrícolas, o que a tornou uma líder nas vendas de plantadeiras. É uma longa história com a agricultura familiar.

A Vence Tudo sempre acessou o Pronaf e tem experiência nas linhas de crédito da Sead, o que possibilitou a melhora da produção e o incremento do portfólio de produtos. O supervisor de vendas, João Carlos Becker, ressaltou que, de 2 a 11 linhas de fabricação de plantadeiras estão inseridas no programa Mais Alimentos.

“A empresa iniciou produzindo máquinas agrícolas para o pequeno agricultor e com a implantação do Mais Alimentos a juros de 2% ao ano fixo, com prazos de até dez anos de pagamento, tivemos nossas vendas alavancadas. Chegamos a vender mais de 2.000 equipamentos por ano. Essa linha de crédito é de suma importância para os agricultores e também para os fabricantes de máquinas agrícolas”, explicou.

Como na história da Vence Tudo, o programa se torna relevante para diversos setores da indústria. A cada três tratores financiados no Brasil, um deles é financiado pelo Mais Alimentos. Em alguns segmentos da indústria de máquinas e implementos agrícolas, as vendas para agricultores familiares chegam a responder por 30% do faturamento das empresas. O Mais Alimentos é um programa que permite o acesso à tecnologia, aumento da produção e da produtividade e, consequentemente, uma melhora significativa na qualidade de vida do agricultor familiar.

Mais Alimentos Internacional

O Programa Mais Alimentos Internacional (Pmai) nasceu inspirado no sucesso da sua versão nacional e hoje atende o objetivo macro de combater a fome e a insegurança nutricional por meio da mecanização agrícola e da cooperação Sul-Sul em cinco países: Cuba, Zimbábue, Moçambique, Senegal e Gana. Além disso, o programa passa por um processo de revisão com objetivo de melhorar seus processos para atender o crescente interesse de outros solicitantes.

Para mais informações sobre o Programa Mais Alimentos, clique aqui.

Campanha Agricultura Familiar na Raiz

A campanha “Agricultura Familiar na Raiz” é promovida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), com o intuito de apresentar o impacto de suas ações voltadas ao agricultor familiar em prol do desenvolvimento no país. O setor é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.


Fale com a Sead:

E-mail: faleconosco@mda.gov.br

Fonte: www.mda.gov.br

 

 

 


Notícia de 27/11/2018.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.