| Sementes genéticas de grão-de-bico das cultivares BRS Aleppo, BRS Cristalino, BRS Toro e Cícero serão colocadas em oferta pública pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). A partir do dia 24 de fevereiro, produtores interessados em produzir sementes dessas cultivares poderão fazer reservas por meio do formulário disponível aqui. O documento preenchido deve ser encaminhado para o e-mail naralucia.trindade@embrapa.br. Vale lembrar que os lotes oferecidos serão ofertados a produtores com inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem/MAPA). Cada lote oferecido é composto por quatro sacos de 20 kg, totalizando 80 kg (quantidade média de sementes para plantio de um hectare), sendo de R$ 14,00/quilograma o valor de comercialização, perfazendo R$ 280,00 por saco de 20 kg. As sementes adquiridas serão entregues no endereço Rodovia Brasília/Anápolis ? BR 060 Km 09, Brasília-DF. ?Essa iniciativa em disponibilizar sementes dessas cultivares de grão-de-bico representa não apenas uma oportunidade para reforçar a cadeia produtiva, como também para aumentar a oferta de sementes certificadas de alta qualidade - genética, física, fisiológica e sanitária, avalia o pesquisador e chefe-geral Warley Nascimento, à frente do programa de melhoramento genético dessas leguminosas Cultivares BRS AleppoEssa cultivar não exige grandes aportes de água ao longo dos quatro meses de seu ciclo de produção. Sua produtividade é outro fator que não pode ser desprezado: alcança, em média, 30 sacas por hectare, e outra questão a ser destacada refere-se à sua maior tolerância a fungos de solo.
 BRS CristalinoSua adaptação ao cultivo em áreas irrigadas do Planalto Central e sua elevada produtividade - média de 3.000 kg/ha - são as principais características dessa cultivar. Outros atrativos também podem ser contabilizados a exemplo da colheita mecanizada e a sua dupla aptidão para o uso na indústria de conservas (grãos reidratados) e no consumo seco.
 BRS ToroBastante rústica, a cultivar - assim como as outras cultivares apresentadas - é igualmente adaptada ao cultivo mecanizado e seus grãos podem ser destinados tanto para o mercado de grãos secos quanto para o enlatamento, após o processamento industrial.
 CíceroTotalmente mecanizada, a primeira cultivar de grão-de-bico desenvolvida pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) apresenta boa adaptação às condições edafoclimáticas do Brasil Central. Nessa região, a cultura se desenvolve bem no período seco de inverno, em locais de maiores altitudes.
 Serviço
 Oferta pública de sementes de cultivares de grão-de-bico
 Formulário disponível no link https://www.embrapa.br/documents/1355126/0/Formul%C3%A1rio+Reserva+de+Sementes+Gr%C3%A3o+de+Bico/c7474256-1f15-034d-7e66-f9f47e9a946c.
 Mais informações sobre o tema
 Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
 www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
 Fonte: www.embrapa.gov.br/hortalica Notícia de 13/02/2020.
 
 
   |