|
 Nesta quinta-feira, 21/08, a CeasaMinas comemora dois anos da retomada do Prodal Banco de Alimentos. Depois que a estatal voltou a administrar o Prodal, o número de instituições atendidas passou de 72 para 128. “É bom dizer que, na gestão anterior, não havia regularidade nas doações. Agora, as 128 instituições são atendidas semanalmente, sem falta”, afirma Fabiana Costa, nutricionista e coordenadora do Prodal.
Os motivos para comemoração vão além da quantidade de instituições e pessoas beneficiadas com os alimentos repassados pelo Prodal. Ao longo dos dois últimos anos, foi retomada a parceria com outros bancos de alimentos da região. Isso significa que o Prodal pode colaborar com os demais bancos, fazendo as doações chegarem a outros municípios mineiros. Por outro lado, o Prodal passa a receber itens além de frutas, legumes e verduras, enriquecendo e diversificando as doações.
Além disso, o Prodal voltou a integrar a Rede Metropolitana e a Rede Mineira de Bancos de Alimentos, ferramentas importantes no fortalecimento da ação dos bancos no combate à fome e ao desperdício de alimentos, e também na promoção da segurança alimentar. Já está em andamento o cadastramento do Prodal na Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, o que vai aumentar ainda mais sua força institucional.
A estrutura física do Prodal Banco de Alimentos foi uma das melhorias realizadas pela CeasaMinas. A câmara fria e o contêiner refrigerado voltaram a funcionar, permitindo um controle mais eficiente dos alimentos recebidos. “A gente também conseguiu tornar o espaço mais agradável para os voluntários que vêm recolher as doações. Antes, não tinha nem banheiro para eles usarem”, conta Cláudia Duarte, assistente social do Prodal.
Por falar nisso, a volta da figura da assistente social também é motivo de comemoração. Por meio do contato direto e permanente com as instituições beneficiadas, a assistente social garante que os alimentos sejam destinados a instituições que realizam um trabalho sério. Depois que a sala de treinamentos for finalizada, também será retomada a agenda de treinamentos e palestras.
A CeasaMinas também criou um novo software para a gestão do Prodal Banco de Alimentos. Além de tornar a gestão mais eficiente, a ferramenta permite maior controle e transparência. Mensalmente, o Prodal envia para todos os doadores uma prestação de contas. Além dos números, como a quantidade de alimentos repassados, o documento lista todas as entidades que receberam aqueles produtos no mês e todos os produtores rurais e concessionários que fizeram as doações.
Prodal: 31 3399-3433
Notícia de 21/08/2025.
|
|