|
 O Prodal Banco de Alimentos emprestou seu conhecimento e sua estrutura para o Programa Cozinhas Solidárias, por meio de uma parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Até agora, a CeasaMinas recebeu 34 toneladas de arroz, 48 toneladas de feijão e 23 toneladas de açúcar mascavo de produtores familiares do Paraná, por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Para Eduardo Dumont, superintendente da Conab em Minas Gerais, essa “é uma combinação extraordinária. O alimento da agricultura familiar está chegando nas cozinhas solidárias. A parceria com a CeasaMinas é de extrema importância e viabilizou a logística de distribuição desses alimentos aqui na Região Metropolitana de BH”, afirma.
Para a coordenadora do Prodal, Fabiana Costa, a parceria deixa clara a importância da CeasaMinas na promoção de políticas de segurança alimentar. “A Seção de Segurança Alimentar da CeasaMinas não executa só o Banco de Alimentos. Nós somos facilitadores para a execução dessas políticas, porque nós temos experiência em logística, em mobilização social, temos espaço físico para armazenar”, conta Fabiana.
Não é a primeira vez que o Prodal colabora com a distribuição de alimentos adquiridos pelo PAA. A diferença, desta vez, é que todos os alimentos serão destinados ao Programa Cozinhas Solidárias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O Prodal também colaborou nessa questão, mapeando as instituições que poderiam buscar a habilitação do MDS para receber esses alimentos.
Segundo a Conab, já foram contratados 227 toneladas de alimentos via PAA. Ou seja, além do arroz, do feijão e do açúcar mascavo já entregues, ainda passarão pela CeasaMinas muito mais alimentos, como o doce de banana produzido pela agricultura familiar em Nova União, Minas Gerais.
Notícia de 26/11/2025.
|
|