CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, segunda-feira, 23 de outubro de 2017.

Coordenadores da Reaf se reúnem em Brasília

Os coordenadores nacionais da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) se reúnem nos dias 9 e 10 de agosto, em Brasília. O encontro abre as atividades deste semestre e organiza a pauta da Reaf para os próximos meses. Participam do encontro representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. O evento é o primeiro após a posse do Brasil, por meio da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), na Presidência Pro Tempore da Reaf.

Durante a abertura do evento, José Ricardo Roseno, secretário da Sead e atual presidente da Reunião, agradeceu a oportunidade de estar na coordenação da Reaf neste semestre e reafirmou o compromisso do Brasil com o bom andamento das atividades. "Nós nos preparamos para atender as expectativas, principalmente depois do nosso último encontro, realizado no Chile. Nos comprometemos a dar continuidade a tudo aquilo que foi determinado e registrado".

Como uma das prioridades da atual gestão, a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) abriu a pauta do encontro. Roseno explicou a importância da temática não só para o Brasil, mas para todo o Mercosul. "A Ater vai além da inclusão produtiva e social. Os números mostram que ela impulsiona a geração de renda para as famílias e riqueza para o país", ressaltou, destacando que o Brasil vem fomentando a construção de uma plataforma de Ater, que possibilitará a troca de informação e experiências entre técnicos e extensionistas do Mercosul.

Outro tema bastante discutido dentro dessa temática foi a criação de um Grupo de Trabalho de Ater no âmbito de sessões nacionais. O diretor-geral de Desenvolvimento Rural do Uruguai, José Olascuaga, compartilhou a experiência do seu país. "O grupo tem funcionado como um espaço de discursão, abordando os temas regionais e a realidade nacional. São experiências e sugestões que podem ajudar a pautar as atividades da Reaf em relação a assistência técnica", explicou.

Já o secretário de Agricultura Familiar, Coordenação e Desenvolvimento Territorial da Argentina, Santiago Hardie, destacou a importância das trocas de informações que os encontros da Reaf proporcionam. "É muito importante intercambiar as experiências e os resultados. Aprendi muito com o que o Brasil está fazendo por meio do Plano Safra. É muito importante a gente se reunir para potencializar o setor da agricultura familiar e o trabalho desses produtores, que são tão importantes para os nossos países".

Outros temas também serão abordados na reunião, como o acordo IICA-Mercosul e apresentação das atividades para a XXVII Reaf. A reunião continua nesta quinta-feira (10) trazendo pontos como o Fundo da Agricultura Familiar (FAF Mercosul) e orientações para aprimorar as atividades da Reaf.
Reaf

A Reaf é uma das reuniões especializadas do Mercosul vinculadas ao Grupo Mercado Comum (GMC). Trata-se de espaço regional de diálogo político e de fortalecimento de políticas públicas para a agricultura familiar e para o comércio dos produtos do setor no Mercosul. Desde a sua criação, em 2004, por iniciativa do Governo brasileiro e da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam) em função do entendimento político da centralidade da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e para a segurança alimentar dos países do Mercosul, a REAF tem se tornado um espaço de discussão estratégico entre governos e organizações sociais representantes da agricultura familiar da região.

Para Hur Ben Corrêa Silva, coordenador-geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, a Reaf já mostrou resultados e tem sido um instrumento fundamental para que os países criem estruturas voltadas para atender o produtor familiar. "Hoje, todos os países do Mercosul possuem políticas públicas para agricultura familiar e desenvolvem instrumentos para a aplicação delas, além de possuírem estrutura nos governos para tratar do assunto. Esse é um dos resultados do diálogo que a Reaf promove, com a participação de Governo e a sociedade civil", finaliza.

A cada seis meses, um país responde pela a Presidência Pro tempore da Reunião, uma forma de garantir a democracia e o equilíbrio entre os Estados que formam o bloco. O Brasil assumiu recentemente a coordenação. 

Fonte: www.mda.gov.br

 


Notícia de 10/08/2017.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)3222-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)3221-2979



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.