CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, sábado, 25 de novembro de 2017.

Embrapa Hortaliças seleciona clones de batata resistentes à murcha bacteriana e com características desejáveis para indústria e para mesa

Após a avaliação de mais de mil materiais de batata, em dois anos de trabalho, pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) conseguiram identificar 34 clones resistentes à murcha bacteriana e com outras características desejáveis em uma cultivar para indústria e para mesa. Esse resultado será compartilhado em reunião técnica do Programa de Melhoramento de Batata da Embrapa, que ocorre em 24 de outubro, em Holambra (SP), antecedendo o XV Encontro Nacional da Batata, promovida pela Associação Brasilieira de Batata e parceiros, de 25 a 27.

Realizada pelos pesquisadores Carlos Lopes, Agnaldo Carvalho, Paulo Melo e Carlos Ragassi, esse resultado é decorrente do projeto sobre uso sustentável de progenitores silvestres de batata e desenvolvimento de uma coleção básica de pré-melhoramento com características relacionadas às mudanças climáticas. O projeto internacional é liderado pelo Centro Internacional de Batata (CIP – Peru) em parceria com a Embrapa Hortaliças e Clima Temperado (Pelotas, RS) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária do Uruguai (INIA).

Entre os objetivos da pesquisa de pré-melhoramento estava o de encontrar clones resistentes à murcha bacteriana, causada pela bactéria Ralstonia solanacearum, que é nativa em solos brasileiros e chega a inviabilizar áreas de cultivo pelos danos que causa. Esse é um dos principais problemas da batata principalmente em condições de altas temperaturas, o que pode se agravar com o aquecimento global.

“A ideia é incorporar genes de resistência à doença e, ao mesmo tempo, reduzir os aspectos negativos de adaptação e de características de qualidade, estas muito frequentes em fontes de resistência advindas de espécies silvestres”, explica Lopes. Os materiais avaliados foram provenientes de cruzamentos realizados no INIA.

Dez mais: Dos 34 clones selecionados pela equipe do projeto, os pesquisadores Carlos Lopes e Agnaldo Carvalho selecionaram os dez mais promissores com base nas características de resistência à murcha, formato e  produtividade. Esse grupo de clones “elite” foi enviado ao programa de melhoramento, cuja coordenação é da Embrapa Clima Temperado (Pelotas – RS). Fazem parte ainda do programa pesquisadores da  Embrapa Hortaliças e Embrapa Produtos e Mercado.

Carlos Lopes explica ainda que esses clones vão passar por um tratamento para a limpeza clonal (eliminação de vírus e outros patógenos), por meio de cultura de tecidos, e depois serão encaminhados aos membros do projeto para uso em cruzamentos visando o desenvolvimento de cultivares.

Reunião: Os  integrantes do projeto internacional estiveram reunidos na Embrapa Hortaliças, em setembro último, para discutirem os trabalhos que se encontram em fase final. A expectativa da equipe é obter a prorrogação do projeto para tentar alcançar cultivares com características agronômicas ideais para o cultivo em temperaturas mais altas e que atenda às exigências das indústrias e do mercado em geral. 
 
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: www.embrapa.br/hortalicas


Notícia de 24/10/2017.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)3222-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)3221-2979



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.