CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, quinta-feira, 24 de maio de 2018.

Pimenta de cor alaranjada será apresentada na AgroBrasília

Produtores, empresários, empreendedores, gente do campo e da cidade. O público que visita a AgroBrasília é diversificado, mas independentemente do perfil, eles vão se surpreender com a variedade de pimenta biquinho que será apresentada pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF). A BRS Tui tem cor alaranjada clara, quase salmão, extremamente aromática e que deve atender ao segmento que procura materiais com menos picância, mas com sabor e aroma acentuados.

A nova pimenta é um dos resultados de pesquisa instalado na vitrine tecnológica da Embrapa, onde também estarão expostas tecnologias de várias Unidades da Empresa. A 11ª edição da AgroBrasília, feira de tecnologias agropecuárias será realizada de 15 a 19 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no DF. Neste ano, o tema é “A tecnologia digital em favor do campo”. A Embrapa participará da feira com estande, vitrine de tecnologias, dias de campo, palestras e lançamentos.

Tecnologias: A BRS Tui apresenta alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos, e resistência a doenças. A nova variedade tem potencial para mercado de frutos frescos e também para processamento de conservas, geleias, azeites e vinagres aromatizados. Outra possibilidade da BRS Tui é seu uso como planta ornamental por ser extremamente decorativa. Os trabalhos foram realizados pela equipe da pesquisadora Cláudia Ribeiro, que coordena o programa de melhoramento genético de Capsicum. Confira aqui a matéria sobre a nova variedade publicada na Hortaliças em Revista. Em breve, a Embrapa deve lançar edital de oferta pública para multiplicação e comercialização de sementes.

Além da cultivar de pimenta, a Embrapa Hortaliças também apresentará variedades de alho BRS Hozan, batata-doce Beauregard, berinjela Ciça, cenoura BRS Planalto, grão-de-bico BRS Aleppo e tomates BRS Zamir, BRS Nagai e BRS Iracema, além do Irrigas.

Homenagens: Três pesquisadores da Embrapa serão homenageados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em sessão solene realizada no Auditório Buriti, no dia 18 de maio, às 15h. Eduardo Alano Vieira (Embrapa Cerrados), Milza Lana (Embrapa Hortaliças) e Thales Lima Rocha (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) receberão a homenagem “Agentes transformadores do campo” em virtude, respectivamente, das pesquisas sobre melhoramento participativo da mandioca com agricultores familiares no DF, redução de perdas em hortaliças e associação de extrato vegetal nematotóxico e biofertilizante.

Milza Lana tem intensa atuação junto a núcleos rurais do DF, inclusive no Taquara, com a Cootaquara, uma das maiores cooperativas de hortaliças do País. O trabalho da pesquisadora tem impactado significativamente a produção de hortaliças (com a redução de perdas) junto aos produtores rurais no DF. A pesquisadora participou, ainda, da tecnologia de mini cenouras (baby carrots).

Interação: A participação na AgroBrasília vai além da divulgação de tecnologias. De acordo com o supervisor da área de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Italo Lüdke, a feira é mais uma possibilidade de estar em contato e escutar as demandas. “A feira tem atraído cada vez mais produtores de outros estados, facilitando o nosso contato e a aproximação com eles”, diz Lüdke.

Serviço
AgroBrasília 2018
Data: 15 a 19 de maio, das 8h30 às 18h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, km 5, PAD-DF – Brasília
Entrada franca

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: www.embrapa.br


Notícia de 15/05/2018.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)3222-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)3221-2979



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.